quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Uma análise d[a Mensagem no texto visual “Vai Ter Carnaval”] conforme Lim-Fei e Tan (2017)



“Novas habilidades para ler e encontrar, autenticar, vincular e representar informação são exigidas neste novo ambiente multimodal cada vez mais interativo de mídia digital”, como bem delinearam as palavras de Kress, 2003; Jewitt, 2007 apud Lim-Fei; Tan, 2017, evidenciando o entendimento de como as habilidades e competências do indivíduo devem ser consideradas diante do contexto em que participa e diante de suas demandas naturais.

Lim-Fei e Tan (2017, p. 3) ponderam essa contextualização de forma mais específica quando escreveram que: “A informação, particularmente na era digital, não é representada apenas com a linguagem. Em vez disso, a língua é frequentemente aninhada entre outros recursos semióticos num texto multimodal.”  Isso porque os textos visuais da web têm imagens, sejam estáticas e/ou dinâmicas, que trabalham em conjunto com a linguagem para transmitir significado multimodal. Podendo incluir efeitos sonoros e links interativos, oferecendo uma experiência de visualização intensamente multimodal, não disponível a partir da leitura de um livro impresso, conforme Lim-Fei e Tan (2017) pontuaram.

Ainda sobre os aspectos contextuais das considerações sobre os textos visuais e suas implicações multimodais, importa mencionar aqui que os significados em um texto não podem mais ser assumidos como resultado de um único recurso semiótico. Os significados são o resultado dos recursos semióticos coletivos co-empregados dentro de um mesmo texto. A abordagem multimodal leva em conta como as escolhas de linguagem e imagem cumprem os propósitos do texto, o público e o contexto, e como essas escolhas funcionam em conjunto na organização e desenvolvimento de informações e ideias,  Lim-Fei e Tan (2017).

O letramento multimodal, por sua vez, proposto inicialmente por Jewitt e Kress (2003), trata de compreender as diferentes formas de representação do conhecimento e de fazer sentido, centrado na concepção do discurso através da investigação das contribuições de recursos semióticos específicos (linguagem, gestos, imagens) co-utilizados em várias modalidades (visual, auditiva, somática), bem como a sua interação e integração na construção de um texto coerente, conforme Lim-Fei et al. 2015, p. 917 apud Lim-Fei e Tan (2017).

Diante dessa breve contextualização, apenas dos aspectos básicos referentes às reflexões da leitura crítica frente aos textos visuais, o foco recairá sobre a Mensagem, seguindo Lim-Fei e Tan (2017), foco de nossa análise diante do texto visual analisado.

A Mensagem, por sua vez, relaciona-se aos significados literais e inferenciais no texto visual, a partir dos três modos de persuasão: ethos, logos e pathos, popularizados durante o século 4 por Aristóteles e descritos em Lim-Fei e Tan (2017). Logos é o modo de persuasão que ocorre no nível racional; o Ethos é o apelo à autoridade do sujeito; e o Pathos é o apelo às emoções da audiência.

Os textos visuais podem servir a um interesse econômico, como vender um serviço, assim como para um fim educacional ou de entretenimento, podendo até servir a mais de um interesse entre esses mencionados, ainda em Lim-Fei e Tan (2017). 

A mensagem de descrição da campanha publicitária da marca de bebida Brahma é a seguinte: “O grito de carnaval ficou preso por dois anos. Agora, Brahma vai te ajudar a por pra fora. Porque vai ter carnaval, sim. É hora de festejar, curtir com os amigos, seja dentro ou fora da avenida. Porque o carnaval tá em você. #CarnavalCremosoBrahma #BebaComModeração” o que proporciona uma pista do contexto de criação (contextual: produção), há sete meses publicada na plataforma YouTube refletindo a festa de carnaval no Rio de Janeiro. Vale mencionar também que isso influencia diretamente o entendimento sobre o apelo emotivo referenciado, à medida que são citados um período do ano específico, o contexto que enfatiza a importância e o valor dado a essa festa e os possíveis destinatários da mensagem, o público leitor/consumidor.

Nessa inicial contextualização apresentada na descrição, é possível identificar aspectos do Apelativo, pois nota-se as referências a emoções e aos sentimentos causados ou reprimidos por causa do período de reclusão pandêmica em um contraste com o novo momento, em que se pode festejar, curtir e ter companhia, como um apelo à emoção. Por ora, omissos a razão e a credibilidade.

Imagem – 1: Abertura 

Fonte: trecho da campanha “Vai Ter Carnaval” – disponível em: https://youtu.be/NfXbxxLd2F8


Na composição do texto da campanha da Brahma “Vai Ter Carnaval” 2022 inicia com a participação de Alcione Dias Nazareth: cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira, uma das mais notórias sambistas do país, a qual recebeu a alcunha de “Marrom”, “Rainha do Samba” e “A Voz do Samba”.


Imagens – 2: Alcione

Fonte: trecho da campanha “Vai Ter Carnaval” – disponível em: https://youtu.be/NfXbxxLd2F8


Essa escolha expõe o conhecimento das estratégias de persuasão a partir dos elementos de composição escolhidos para esse texto, desde a primeira imagem usada, uma artista de referência nacional, um exemplo de apelo à credibilidade: os profissionais são selecionados para apoiar uma causa ou produto; às vezes, as empresas selecionam celebridades para endossar o produto, para que ele seja aplaudido por sua autoridade de fama, glamour ou conhecimento aclamado, como apontado por Lim-Fei e Tan (2017).

Consta também apelo à emoção: implica no uso de visuais e linguagem que se conectam aos sentimentos do público, de acordo com Lim-Fei e Tan (2017). Exemplos dessa percepção são: a predominância do uso da cor vermelha na maioria do itens que compõem o cenário visual – frascos de cerveja (o objeto principal), as alegorias da escola de samba, os figurinos, os papéis picados jogados em meio à festa, as luzes que iluminam os cenários. Essa predominância reflete a euforia que se tem com o uso dessa cor paralelamente a uma festa e ao ânimo de várias pessoas reunidas, confirmando as emoções ativas, vibrantes e positivas propostas nesse comercial, assim como uma alusão à cor da marca/ e do modelo da bebida em evidência: a cerveja.

Imagens – 3: Vermelho

Fonte: trecho da campanha “Vai Ter Carnaval” – disponível em: https://youtu.be/NfXbxxLd2F8


Isso sobre um fundo musical envolvente que apoia a narrativa cantada da produção multimodal, ativando o sentido auditivo e reforçando o apelo emotivo.

Não se faz presente no texto aspecto referente a apoio da razão como apelação.

Ademais, os aspectos da Apelativo mantêm uma ligação direta com o propósito da produção e da circulação do texto do gênero publicitário, principalmente a escolha de local de engajamento/publicação e os aspectos de composição, como mencionado anteriormente.

Sobre o propósito, há a exposição de um entretenimento acontecendo entre os participantes do texto, com expressão de emoções e com um cenário que envolvem o leitor, no entanto, a proposta final e específica é de cunho comercial, voltada para uma persuasão de atitude comercial, visto que todo a ambientação e o conjunto de referências apontam à cerveja, de onde todas as referências também são construídas, de forma que o leitor encontra-se num ambiente normal e envolvente de uma festa que merece uma bebida como um dos instrumentos característicos desse momento. A seguir constam registros que validam o entendimento do cunho comercial, uma vez que há referências explícitas ao objetivo primordial do texto em questão.


Imagens – 4: Propósito comercial

Fonte: trecho da campanha “Vai Ter Carnaval” – disponível em: https://youtu.be/NfXbxxLd2F8


Diante de toda relação observada, opta-se por considerar sobre a representacional: literal, quando no texto há menções e usos diretos de ações e itens presentes nas atividades do carnaval, como propriamente o item da campanha – a cerveja em grande uso acompanhada de festa e muitos indivíduos; assim como inferencial, quando se usa uma personalidade artística, um conjunto de itens de uma determinada cor, feições, ações e todo um percurso que denotam uma grande festa possível a todos, propõe ao leitor a expectativa de que isso é festa, isso é carnaval, isso é a cerveja da Brahma.

A partir da etapa da observação, tem-se uma visão de como os destinatários/o público leitor receberam/u essa proposta de campanha publicitária. E constata-se um resultado positivo, visto que os comentários são positivos e que apontam para o entendimento da mensagem veiculada no texto visual, seus participantes, suas semioses e inferências possíveis, uma vez que esses são apontados pelos leitores com elogios e palavras de afirmação. Essa recepção resulta da assertividade das escolhas e dos usos das estratégias retóricas presentes na mensagem: no uso dos apelos emotivos em cores, música, letra/ harmonia e melodia, a festa, o envolvimento das pessoas nos preparativos para o retorno da grande festa de carnaval; assim como no uso da autoridade representada por artistas e indivíduos que demonstram experiência nessa festividade, num propósito de entretenimento expresso no ambiente representado no texto multimodal, o que proporciona uma motivação sobre o público externo, que lê e interage com a mensagem expressa, denotando a estratégia de convencimento para uma possível ação mercadológica, apontando para o objetivo econômico. Omisso o objetivo educacional.

Ainda sobre a recepção, seguem alguns exemplos da interação nos comentários.

Imagens – 5: Comentários/ recepção




Bruno Alves

Bruno Alves

há 6 meses

Carnaval é GLOBELEZA O show tem que continuar 

6

 

Renan Tamiozzo

Renan Tamiozzo

há 6 meses

Parabéns!!! Comercial lindo!! O maior espetáculo da Terra só existe por conta dos bons patrocinadores!!! 

3

 

Rafael Marques

Rafael Marques

há 7 meses

LINDO!!! <3

6

 

Otaviana Uchôa

Otaviana Uchôa

há 7 meses

Uau, mas que vídeo lindo! 

6

 

1 resposta

Edu Machado

Edu Machado

há 7 meses

Sensacional a participação do talentosíssimo Cristiano Nogueira!

2

 

Jamal

Jamal

há 6 meses

Não sei pq me arrepiei quando assisti

Fonte: campanha “Vai Ter Carnaval” – disponível em: https://youtu.be/NfXbxxLd2F8



Diante dessas constatações de presença, assim como dos casos de ausência, dos atos retóricos de Aristóteles, como dos aspectos pontuados por Lim-Fei e Tan (2017) ao discutirem suas observações sobre a leitura crítica do texto multimodal, considera-se que os modos de persuasão constam em textos de diversas formas e camadas, conforme o propósito em questão, fazendo necessária cada vez mais enfaticamente a criticidade da percepção e construção leitora para se construir sentidos coerentes e ponderados diante das propostas e dos discursos em ocorrência socialmente.


REFERÊNCIAS


Lim-Fei, V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in: Multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.


BRAHMA. Campanha Vai Ter Carnaval. YouTube. Disponível em: https://youtu.be/NfXbxxLd2F8. Acesso em: 7 de nov. 2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A multimodalidade, a intertextualidade e a persuasão na publicidade

Este texto propõe-se a abordar de forma analítica uma campanha audiovisual de cunho publicitário, com foco na conceituação de multimodalidad...