quinta-feira, 6 de outubro de 2022

De que forma os letramentos/multiletramentos se relacionam com a minha pesquisa

O tema de pesquisa em questão é o letramento e as práticas de ensino em contexto acadêmico, mais especificamente as práticas de ensino no uso da Resenha acadêmica na área de Letras, considerando o ensino interativo desse gênero como objeto de estudo, a partir da problemática: de que forma estudantes de Letras lidam com as práticas de ensino do gênero Resenha acadêmica, com base na abordagem interativa?

Diante disso, uma contextualização inicial, considera-se o que Kleiman (2010, p. 10) escreveu para situar a relação feita neste texto entre letramentos e a pesquisa em curso: “[...] letramento significa compreender o sentido, numa determinada situação, de um texto ou qualquer outro produto cultural escrito; por isso, uma prática de letramento escolar poderia implicar um conjunto de atividades visando ao desenvolvimento de estratégias ativas de compreensão da escrita, à ampliação do vocabulário e das informações para aumentar o conhecimento do aluno e à fluência na sua leitura.”

Dessa forma, é facilmente possível perceber a relação direta entre os letramentos e a pesquisa em desenvolvimento, visto que esta abrange os estudos/ as pesquisas que analisam como os indivíduos lidam diante de situações de ensino e aprendizagem de um determinado gênero, expostos a uma situação metodológica, conforme um contexto sociocultural que exige uma resposta a esse estímulo, a produção de texto adequada às convenções, nesse caso, conferindo habilidades, competências, particularidades e avaliações dessa prática situada e convencionalizada.

Apoiando, ainda, os conceitos afirmados, retorna-se a Kleiman (2010, p. 12) ao referir-se a prática de letramento: “[...] conjunto de atividades envolvendo a língua escrita para alcançar um determinado objetivo numa determinada situação, associadas aos saberes, às tecnologias e às competências necessárias para a sua realização. [...]”

Conforme o exposto, os letramentos relacionam-se com a pesquisa em questão, sobretudo, por ser a base de referência das inquietações/ hipóteses que proporciona uma nova análise sobre um contexto de escrita particular, que evidenciará conclusões sobre o desenvolvimento de habilidades necessárias para a formação crítica de uma determinada  comunidade discursiva.

 

REFERÊNCIA

KLEIMAN, A, B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Cefiel/IEL/Unicamp/MEC. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A multimodalidade, a intertextualidade e a persuasão na publicidade

Este texto propõe-se a abordar de forma analítica uma campanha audiovisual de cunho publicitário, com foco na conceituação de multimodalidad...