Nesta análise, trataremos o tema 4, “Narrativas Multimidiáticas”, do livro didático "Identidade em ação: linguagens e suas tecnologias - Manual do professor" (2020) de Thelma de Carvalho (et al.), um material de divulgação em uma versão submetida à avaliação para uso no Ensino Médio.
Esse tema, conforme a obra, tem como objetivo municiar os estudantes com critérios estéticos e contextuais para apreciar um tipo de narrativa comum na atualidade - a narrativa multimidiática. Para tal, é proposta, com esse tema, uma análise de uma história em quadrinhos que traz, como parte de sua composição, um gif, ou seja, trata-se de uma criação que mistura a mídia do impresso e estático com a das imagens dinâmicas, sob o objetivo dos estudantes explorarem, de forma autônoma, reportagens multimidiáticas para analisar como usam os recursos das diferentes linguagens e mídias.
Das habilidades pretendidas, destacamos duas: (EM13LGG105) Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social; (EM13LP54) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias – mediante seleção e apropriação de recursos textuais e expressivos do repertório artístico –, e/ou produções derivadas (paródias, estilizações, fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto literário.
Para prosseguirmos com esta análise, será considerado o conceito de Letramento Visual, termo introduzido em 1968 por John Debes para atender à lacuna existente no olhar crítico sobre outros sistemas de comunicação que extrapolassem o verbal, de acordo com o descrito por Gomes (2021). Isso é motivado pelo entendimento de que a linguagem e a comunicação visual podem ser usadas para realizar igualmente o sistema fundamental de significado que constitui nossas culturas e que cada um o faz por meio de suas próprias formas particulares, de forma diferente e independente (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006. p. 18-19 APUD GOMES, 2021).
Em uma definição mais ampla, o Letramento Visual pode ser entendido como “um grupo de competências que permite que os seres humanos possam discriminar e interpretar ações, objetos e/ou símbolos visuais, naturais ou construídos, que eles encontram no meio ambiente” (STOKES, 2002, p.12 APUD BARBOSA, 2014).
A seguir, constam as imagens da atividade analisada.
Com foco na análise da relação texto e imagem dessa atividade, observaremos a possível correlação ou a sua falta entre a multimodalidade nos textos apresentados e a exploração desta para fins didáticos por meio dos enunciados e dos conteúdos das questões propostas, para indicar a promoção do letramento visual dos possíveis leitores.
A atividade selecionada conta com duas imagens, em dois gêneros distintos, a primeira com textos verbal e visual, e a segunda somente com texto visual.
Quanto às relações que podem ser estabelecidas entre texto e imagem nessa atividade, nos valemos de Barthes (1977) apud Barbosa (2017), quem, numa perspectiva da semiótica estruturalista, apresentou três possibilidades de interação: ancoragem – quando o texto apoia a imagem; ilustração – quando a imagem apoia o texto; e, relay – quando há uma relação de complementaridade entre texto e imagem com ambos acrescentando informações distintas.
Diante da perspectiva apresentada por Barthes, entendemos que se trata de relay, pois o material visual e o verbal são complementares, completando uma nova possibilidade de leitura ao se somarem cada imagem e palavra em uma maneira distinta de relação entre os textos.
As questões, por sua vez, proporcionam as possíveis construções de sentido/ respostas a partir das imagens, não havendo uma superficialidade no tratamento das indagações, concordando com o que Kress e Van Leeuwen (2006, p. 42-43) apud Brito e Pimenta (2009, p. 108), em acordo com o conceito de Halliday, escreveram sobre um sistema semiótico: tem que ser capaz de formar textos, ou seja, complexos de signos os quais sejam coerentes tanto internamente, quanto com o contexto para o qual eles foram produzidos, arranjos composicionais que permitem a concretização de diferentes significados textuais.
Sobre as estratégias de leitura que podem estar associadas para a obtenção das respostas e que podem ser associadas à análise das imagens, consideramos a seleção e inferência, pois assim como o leitor deverá completar algumas questões com a sua própria construção de sentido, construindo a sua resposta, há questão que deve ser concluída pela relação entre o que se obtém no próprio cotexto. A verificação, por sua vez, inicia logo após a inferência e a seleção, quando o leitor já adentra ao texto e busca pela comprovação de que os objetivos da leitura, delineados anteriormente, serão atendidos ao se completar com todo o material disponível visual e verbalmente e o próprio conhecimento prévio.
De forma breve, consideramos que a atividade discutida nesta análise propõe uma iniciação interessante relacionada à multimodalidade e à intertextualidade, verbal e visual, entretanto o aspecto crítico não é trabalhado/aprofundado, mesmo considerando o público-alvo, alunos do Ensino Médio, uma etapa em que se vislumbra a maturidade das capacidades intelectuais e críticas para ingresso à academia e/ou mundo do trabalho.
REFERÊNCIAS
BARBOSA, Vânia Soares; ARAÚJO, Antonia Dilamar. Multimodalidade e letramento visual: um estudo piloto de atividades de leitura disponíveis em sítio eletrônico. Revista da Anpoll nº 37, p. 17-36, Florianópolis, Jul./Dez. 2014.
BRITO, R. C. L; PIMENTA, S. A Gramática do Design Visual. In: PIMENTA, S.; LIMA, CHP; AZEVEDO, A. M. T. Incursões semióticas: teoria e prática de gramática sistêmico-funcional, multimodalidade, semiótica social e análise crítica do discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão Editora, 2009.
GOMES, Francisco Wellington Borges. Letramento visual e a perspectiva linguística brasileira: conflitos, (re)conciliações e suas implicações para o ensino de leitura. In: GOMES, Francisco Wellington Borges (Org.) Apontamento sobre a leitura de textos visuais e multimodais em ambientes digitais. Teresina: EDUFPI, 2021.
GUIMARÃES, Thelma de Carvalho (et al.). Identidade em ação: linguagens e suas tecnologias - Manual do professor. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2020.
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